Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética. Em resumo, foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia.
Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos. A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS.Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares.Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra.Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.
Embora a URSS tivesse agora capacidade nuclear, os EUA tinham uma vantagem enorme, em termos de armas e de bombardeiros.Em caso de qualquer troca de hostilidades, os EUA facilmente lançariam bombas na URSS, enquanto estes teriam alguma dificuldade em fazer o mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário