
As análises apontam também para um movimento de resistência pautado
no aspecto informacional, determinante na constituição dos sujeitos e dos grupos.
Saúde pelo Celular
Um protótipo do sistema para telefones celulares inteligentes (smartphones) está sendo avaliado por profissionais de saúde. O protótipo oferece a possibilidade de consultar e atualizar o prontuário de saúde dos pacientes durante visitas domiciliares e depois transferir as informações, por meio de redes sem fio, para o sistema central disponível no Centro de Saúde.
Tanto o sistema móvel (Borboleta) quanto o sistema central (SAGUISaúde) são distribuídos como software livre e podem ser obtidos no site do projeto.O e-Cidadania, apresentado pela sua coordenadora, professora Maria Cecília Calani Baranauskas, do Instituto de Computação da Unicamp, trata do desenvolvimento de sistemas e métodos para permitir a participação de leigos com os mais variados perfis na construção de interfaces para sistemas computacionais.
O Vila na Rede foi desenhado e desenvolvido colaborativamente por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento vinculados ao projeto e pessoas da comunidade da Vila União e já está sendo acessado e usado em várias regiões do Brasil.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=avancos-tecnologia-informacao-nova-forma-fazer-ciencia